quinta-feira, 21 de junho de 2012

Nem tudo é o que parece ser...


Nem tudo é o parece ser. Essa frase diz muito sobre O Dorminhoco. O que é realidade? O que é sonho? Será que não estamos sonhando o tempo todo? Tudo depende do ponto de vista. Se o sonho é algo que construímos, porque não construir uma vida real cheia de sonhos? É isso que nós da Cia. do Abração estamos construindo, mais um SONHO bem saboroso, repleto de questionamentos, que nos alimenta, acorda, ilumina e, sobretudo, adoça nossas “vidas reais”.

Simão Cunha

terça-feira, 19 de junho de 2012

De onde surgem os meninos malvados?

Fico tentando relembrar os momentos em que meninos malvados para na minha ou quando fui/queria ser um deles. Eu os via como pessoas que "se enquadram", que tem muitos amigos, que acham divertido humilhar os outros e que só viram "gente" quando alguém "maior", física ou autoritariamente, se impõe.

Hoje acho que essas pessoas devem ser muito miseráveis, devem sofrer tanto por serem "formatados" que precisam humilhar quem foge do padrão para se sentir menos medíocre.

Se eles não podem fugir do sistema porque esses "estranhos" podem? NÃO PODEM, NÃO DEVEM! E para isso é necessário uma lição, um corretivo naqueles "desiguais", para que eles saibam que precisam reaprender a ser "normal".

Ninguém se importa com as suas vontades, você NÃO tem o direito de ser muito magro, muito gordo, desengonçado, "burro", inteligente, desligado, quieto, efusivo ou sonhador. Toda pessoa tem direito a sua individualidade desde que ela seja I-N-D-I-V-I-D-U-A-L! Quer ser estranho? seja quanto estiver sozinho, curtindo a sua individualidade.

Que triste isso. "Chega dessa ditadura velada!", deveriam dizer os diversos Dorminhocos do mundo, mas eles tem medo, tanto medo que podem acabar se tornando iguais a esses meninos, afinal de contas esse "sistema" já está em vigência há muito tempo nesse mundo. Mas peraí, o avanço é feito por dorminhocos. São os Dorminhocos que tem as ideias mais "absurdas" e enfrentam o mundo formatado para que essas pessoas vivam em um mundo melhor, para que esse mundo melhor, seja um mundo onde não é um problema ser um Dorminhoco, para que mais Dorminhocos possam viver nesse mundo.

Um menino malvado é apenas um Dorminhoco que tem medo de sonhar, alguém que não tem força e coragem o suficiente para fugir do padrão e acaba se consumindo pela tristeza, pela inveja, pela raiva de quem ainda resiste a essa tirania e tenta mudar o mundo. Bem que os Dorminhocos poderiam juntar essa "imponência" dos meninos malvados a sua força de sonhar, quem sabe assim todos possam ser normais sem aspas de ironia?

segunda-feira, 18 de junho de 2012


Embalados na construção de mais um sonho em comum, superando dificuldades, amadurecemos desfrutando desta doce e amarga experiência. O aprofundamento da experiência artística é misto de dor e prazer. Cada um de nós tem a chance de resistir revelando o amor que nutrimos por essa arte milenar, o teatro. Resistir bravamente buscando o inebriante encantamento provocado pela fruição ator plateia de uma obra teatral.
Tema recorrente na dramaturgia investigada pela Cia do Abração o Sonho e a figura do Sonhador nos inspira. Falar de sonhos nos parece uma missão, uma bandeira que orgulhosamente empunhamos construindo um mundo próprio, quase invisível. Que a leveza do sonhador possa nos contagiar, embalando nosso dia a dia, tornando a vida mais leve.
Que o mundo possa ter cada vez mais Dorminhocos.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Nossos ensaios estão de "vento em popa". Falta um pouco mais de um mês para a estréia e nossas musicas já estão a maioria encaminhadas, nosso cenário já está sendo construído, tudo vai bem. É muito bom saber que "O Dorminhoco" será mais um filho bonito, saudável e que nos trará muitas alegrias. EVOÉ! 








quarta-feira, 13 de junho de 2012

As facetas do Dorminhoco

Na primeira semana dos ensaios de criação, os atores desenharam como imaginavam o seu dorminhoco. A missão era fazer cinco desenhos que demonstrassem as facetas da personalidade do nosso personagem principal, o Dorminhoco. Segue os desenhos de cada um:

Dorminhoco segundo João:

Dorminhoco segundo Julia:

Dorminhoco segundo Kamila:
Dorminhoco segundo Simão: