sexta-feira, 11 de maio de 2012

Inspirações...


“Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. (Raul Seixas)

A expressão reta não sonha.
Não use o traço acostumado.
A força de um artista vem das suas derrotas. 
Só a alma atormentada pode trazer para a voz um formato de pássaro.
Arte não tem pensa:
O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê.
É preciso transver o mundo.
Isto seja:
Deus deu a forma. Os artistas desformam.
É preciso desformar o mundo:
Tirar da natureza as naturalidades.
Fazer cavalo verde, por exemplo [...]

Manoel de Barros

O Dom de Sonhar
A esperança engana
Mente o sonho
Eu sei.
Que mentiras lindas contei para mim...

Significado
No poema
e nas nuvens
cada qual  descobre
o que deseja ver

Invenção
Inventou uma lua cheia.
Clareia a noite em mim.

Sou outra
Quando sonho,sou outra.
Inauguro-me

 Helena Kolody

Dever de Sonhar 

Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, de sonhar sempre, 
pois sendo mais do que um espetáculo de mim mesmo, 
eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso. 
E, assim, me construo a ouro e sedas, em salas 
supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho 
entre luzes brandas e músicas invisíveis

Fernando Pessoa

Há quem diga que todas as noites são de sonhos. 
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância. 
O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. 

Willian Shakespeare

O sonho encheu a noite
Extravasou pro meu dia
Encheu minha vida
E é dele que eu vou viver
Porque sonho não morre.

Adélia Prado

Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. 

Roberto Shinyashiki




O dia da sua criança

Uma mensagem especial para a criança do adulto


                                                                                                            William Rezende Araújo
 Na vida da maioria das pessoas adultas são raros os momentos que foram verdadeiramente bons, alegres, positivos, elevados, cheios de amor e prazer. Esquecemos em algum ponto do passado essa capacidade de sentir de fato, porque nos ensinaram que ser adulto e atingir a maturidade, exige reduzir aquela vibração única e carregada de genuína energia jovial que nos torna espontâneos e que é capaz de iluminar e trazer plenitude à vida em todos os momentos dela. Crescemos e curvamo-nos sob o peso de uma imensa carga de regras, obrigações e preconceitos e enterramos a única coisa verdadeiramente viva em nós que é o tesouro de nossa criança. Mergulhamos então de cabeça, perseguindo outros valores, como: saber, poder, bens materiais e status social sem percebermos que no fundo queremos reencontrar, porém pelos caminhos mais difíceis, aqueles mesmos momentos prazerosos que inundavam a infância e que eram tão fáceis de experienciar sem exigir nenhum esforço. Na luta para ter nós não conseguimos ser e quase nunca encontramos aquela alegria profunda, aquela felicidade inocente e pura, aquela paz suave e repousante e aquela harmonia com o mundo e a vida. Quase todos acabam por se conformar, considerando que esse é o destino de todos e que aqueles bons sentimentos só existem na infância. Mas isto não é verdadeiro de forma alguma! Se você sentiu tantas coisas tão boas então aquilo é real e pode ser resgatado. Tenha certeza de que, não o importa a idade, cada um de nós conserva uma criança escondida no mais profundo do ser clamando para ser ouvida e atendida. Como disse Jung: "em todo adulto espreita uma criança eterna, algo que está sempre vindo a ser, que nunca está completo e ela representa a mais poderosa e inelutável ânsia em cada ser humano, ou seja, a ânsia de realizar a si próprio" . E que bom que seja assim! Os grandes homens sabiam dessa verdade, seja Jesus ou um Albert Einsten. Eles aprenderam a resgatar a própria criança interior e viviam a vida através dela. "Vinde a mim as criancinhas" não se refere às crianças reais, mas sim as crianças que habitam os adultos. Vinde a mim a pureza, inocência, prazer e alegria de viver que ainda se esconde nesse corpo adulto e adulterado pelo seus valores. Resgate aquelas características pois elas são o único caminho para celebrar a vida e ascender espiritualmente. Vinde a sua criança não contaminada pelo seu adulto.
Se não fossem os sonhos dessas crianças dos grandes realizadores ainda estaríamos nas cavernas! O racional, o adulto, apenas torna real aquilo que nasceu na fantasia da criança interior. Foi ela quem imaginou e sentiu o desejo de andar mais rápido que os animais, de voar como os pássaros, de falar com pessoas distantes e por isso o homem inventou a roda, os veículos, o avião, o telefone, o rádio, a TV... Sem o prodígio da imaginação dessas crianças nada existiria.
Resgatar essa criança interna é, na verdade, arrebentar com as grades da prisões que nós mesmos nos impusemos. É encontrar a única e verdadeira liberdade que é libertar-se de si mesmo e das algemas criadas pelo adulto racional, lógico e sufocante que nos tornamos. O prêmio àqueles que o fizerem é redescobrir o entusiasmo e coragem na vida. É libertar a curiosidade e capacidade de explorar. É saborear com profundidade e emoção cada minuto vivido. É expandir-se e explodir em exuberância. É sentir prazer e alegria. É voltar a ser radiante e criativo, inspirado e inspirador. É aproveitar todo o seu potencial. É irradiar e compartilhar tudo de bom que você é. É sentir de uma maneira palpitante a beleza que é estar vivo. É ser ao mesmo tempo sensível e extremamente forte. É descobrir novas e surpreendentes soluções para velhos problemas. É encontrar a verdadeira fonte da juventude e frescor. É renascer e se renovar a cada dia e é, finalmente, encontrar um sentido para a própria vida.
 E essa criança não é apenas uma lembrança distante de sua história de vida. Ela sempre esteve presente dentro de você, quase sempre adormecida, às vezes escondida, mas está lá, como um ser real que é . No dia da criança, dê o maior presente para a sua própria criança interior, descobrindo-a e oferecendo-lhe atenção, carinho e amor. Escute com atenção o que esta voz tem a lhe dizer, porque o verdadeiro crescimento enquanto ser humano se faz a partir de uma criança positiva e saudável.
 Faça de cada dia de sua vida o dia da sua criança e descubra finalmente o prazer de saborear cada minuto vivido. Solte a sua criança positiva interior porque ela sabe qual é o caminho para você ser feliz, caminho que o status, diplomas, poder e bens materiais jamais levam.



Um comentário:

  1. belo trabalho de compilação dos estímulos que permearam nossa pesquisa temática até aqui. Mas sinto falta da sua avaliação. Também estou esperando o estudo do Simão e da Julia!

    ResponderExcluir