segunda-feira, 21 de maio de 2012

Processo de Criação de “O Dorminhoco” por Simão Cunha.



O processo de criação para o espetáculo “O Dorminhoco” tem sido muito significativo para mim. Desde quando fizemos a vivência das técnicas do teatro físico com o Wal Mayans ando me questionando sobre o meu trabalho como ator, como arte-educador e como integrante de um grupo de pesquisas cênicas. Talvez a definição mais lógica sobre alguém que segue um mesmo trabalho há cinco anos seria o conforto, porém o desconforto está falando mais alto. Minha vontade de amadurecer é muito grande, e sinto que estou conseguindo, mas amadurecer é um desconforto constante. Quanto mais certeza eu tenho do que faço e do que quero fazer, mais dúvidas eu tenho se o que eu faço é mesmo um bom caminho para trilhar.
É a primeira vez no grupo que eu não sou o ator mais novo. É a primeira vez num elenco que sou o mais experiente e talvez essa responsabilidade esteja me exigindo outro posicionamento. De alguma forma, foi sobre isso que conversamos na vivência com o Wal Mayans, sobre a autonomia, um questionamento constante nas minhas reflexões. E todo esse questionamento não é ruim, muito pelo contrário, acredito que para fazermos um trabalho realmente bom e eficiente devemos sempre nos questionar e revisitar as nossas ideologias e vontades para não nos cegarmos no meio do caminho e perder o rumo.
                De alguma forma o tema da autonomia, discutido muito na vivência com o Wal Mayans, permeou e permeia no processo de criação. Na oficina de mascaramento com o Roberto Innocenti, nas experimentações com as bolas e latões com o Deferson Melo, nas oficinas de acrobacia e circo da Luthy de Milano e nas conversas e direcionamentos da diretora, Letícia Guimarães. Somos artistas, é preciso saber o que queremos dizer com o nosso trabalho e, acima de tudo, fazer o nosso trabalho realmente ser NOSSO. E essa alerta fica mais clara quando o trabalho é apresentado às crianças e elas sentem que os atores sabem o que estão fazendo ou falando. Aí sim o que fazemos parece fazer sentido (em todos os sentidos) em nós, atores pesquisadores.
                Passaram apenas quatro meses de pesquisa, descobertas, crises e gozo, mas já parece uma eternidade. Muita coisa aconteceu. Já rimos, choramos, discutimos, brincamos e crescemos. A dramaturgia já está esboçada, uma releitura singela e bastante significativa do livro “Dorminhoco” da Cleo Busatto. Algumas músicas da Karla Izidro já começam a embalar o nosso sonho, parece um conto de fada. Agora começa uma nova fase, o REFINAMENTO, uma hora parecerá que nada vai dar certo, mas no fim tudo fará sentido, pois trabalhamos, pensamos e discutimos (e muito) para isso. E será LINDO.
Por enquanto quero agradecer a todos os meus companheiros de VIDA: Letícia, Fabiana, Blas, Karla, Julia, João, Kamila, Wal, Roberto, Denize, Deferson, Eduardo, Luthy, Guga e Cezar. NOSSO sonho está apenas no começo e vamos sem pressa amadurecendo e respirando a NOSSA arte, porque o tempo é NOSSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário